ANAIS :: ENAMA 2014
Resumo: 10-1


Poster (Painel)
10-1Aplicação de bioindicadores dos domínios Bacteria e Archaea no rastreamento de fonte microbiana de poluição fecal em ambientes aquáticos no Estado do Rio de Janeiro
Autores:Bianco, K (INCQS - Instituto Nacional de Controle de Qualidade em SaúdeFIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz) ; Clementino, M.M (INCQS - Instituto Nacional de Controle de Qualidade em SaúdeFIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz)

Resumo

A contaminação fecal de ambientes aquáticos é uma das principais causas de doenças entéricas veiculadas pela água, responsáveis pela morte de mais de 2 milhões de crianças por ano. Coliformes totais, termotolerantes, Enterococos e Escherichia coli são os bioindicadores mais utilizados para monitorar a qualidade de águas. Embora presentes na matéria fecal de animais homeotérmicos, não fornecem a origem da contaminação fecal. Microrganismos anaeróbios dos domínios Bacteria (ordem Bacteroidales) e Archaea (Methanobrevibacter spp.) vem sendo apontados na detecção de contaminação fecal hospedeiro-especifico. Este estudo teve como objetivo avaliar o potencial desses indicadores nas águas da represa de Juturnaíba e seus principais afluentes. Para isso, foram realizadas 2 coletas de águas superficiais em 6 pontos distintos incluindo a represa e seus afluentes no intervalo de 6 meses. A seguir foram determinados os parâmetros físico-químicos (pH, condutividade, salinidade, OD, turbidez e temperatura) e as concentrações de coliformes totais e E. coli (Colilert, IDEXX). Após a extração do DNA total foi checada a especificidade da PCR utilizando iniciadores hospedeiro-específicos para Bacteroidales (gene rrs 16S rRNA) e Methanobrevibacter spp. (genes nifH e mcrA) frente ao material fecal de ruminantes, humanos, suínos e equinos. Os parâmetros abióticos apresentaram pequenas variações e as concentrações de E. coli nas amostras variaram de 435,2 a >2500 NMP/100ml. Todos os iniciadores, 4 de Bacteriodales e 4 de Methanobrevibacter spp. apresentaram especificidade frente aos DNA fecal dos hospedeiros. O M. smithii e o M. ruminantium (humano e ruminantes) foram detectados nas 12 amostras analisadas, enquanto o Bacteroidales humano e de ruminantes foram detectados em 4 e 3 amostras, respectivamente. Já o M. thauerii (suínos) foi detectado em 3 amostras e o Bacteroidales suínos nas 12 amostras. A detecção de M. gottschalkii (equinos) também foi verificado nas 12 amostras, enquanto o Bacteroidales equinos foi detectado em apenas 3 amostras. Os bioindicadores do domínio Archaea foram mais sensíveis na detecção poluição fecal de humanos, bovinos e equinos, enquanto os marcadores do domínio Bacteria foram mais sensíveis na detecção de fezes suínas. Esta abordagem representa uma importante ferramenta na implementação do monitoramento da qualidade da água e contribui para maiores esclarecimentos em relação as consequências da poluição fecal para o meio ambiente e a saúde pública.


Palavras-chave:  Archaea, Fecal, Água, Bacteroidales